domingo, 21 de junho de 2020

A VOLTA DO FUTEBOL NO CAMPO NOVO... COM O E.C. SEVERÍNIA
   
Foto da inauguração do Estádio Municipal,
extraída do Livro:
Sua História Severínia

Autor: Devanir Deloredo
      Durante um tempo, entre 1975 e 1976, Severínia ficou sem ter jogos de futebol. Foi o período em que  campo velho, ao lado da piscina, foi desativado e  ocorreu a construção do campo novo. Na época, onde hoje é o estádio, era um terreno fora da cidade. Em razão disso, as equipes eram obrigadas a jogar apenas como visitantes.  Após  a construção do estádio voltaram as atividades de futebol na cidade. E formou-se um belo time de futebol, inclusive, disputando campeonatos regionais amadores. Assim, com as cores do clube recreativo (bordô) surgia o E.C. Severínia. Havia um outro uniforme de um tom azul bem claro, com números pretos e frisos nas mangas e nas golas.  lembrav um pouco o designer do uniforme holandês da época.
Em pé, esq./dir.: Carlão, Furigão, Edsinho, Jairzinho, Zé Dutra, Junior e Iquinho;
agachados: Gabriel, Neto, Zé Carlos, Dega, Tião Mineiro e Pingo.
     A inauguração do estádio municipal ( que hoje tem o nome do saudoso prefeito da época, o Sr. Jovelino José Lopes), deu-se 17 de Outubro de 1976 e jogo oficial foi diante da equipe de profissionais do Rio Preto. Na ocasião, a vitória foi da equipe visitante por 5 tentos a 1. O gol severinense foi na cobrança de pênalti convertido por Bidutti. O garoto Adalberto que já despontava com grande promessa para o futebol, fato  que  veio a ocorrer com sua ida para o Londrina, também atuou nesse jogo.  No transcorrer de jogos oficiais e amistosos, muitos atletas vestiram o uniforme do EC SEVERÍNIA. Além dos que aparecem na foto, lembro-me bem de outros, tais como, Nevinho, Tieco, Nandão, Branco, Edivaldo Penha (Dentinho), Dr. Nilton, Dr. Tércio, Zé Roberto, Tom, Manico, Chiquinho...mas, a formação que mais atuou pelo EC SEVERÍNIA foi Furigão, Jaizinho, Nevinho, Edsinho e Pingo; Zé Dutra, Neto e Zé Carlos; Gabriel, Dega e Tião Mineiro. 
          Infelizmente, alguns desses nomes já não estão mais presentes entre nós. Jogadores como Jairzinho, Nevinho, Zé Carlos, Dega, Edivaldo Penha, Iquinho, Dr. Nilton e, recentemente, Pingo, ficarão para sempre na memória daqueles que tiveram a oportunidade de vê-los jogando. De um modo geral, todos marcaram época e deixaram saudade...

Redação de J. Maurício     
"Se DEUS é por NÓS
quem será contra NÓS?"










3 comentários:

  1. NESTA ÉPOCA EU MORAVA AÍ EM SEVERÍNIA, ERA UM TIMASSO.
    SAUDADES DO SE FORAM.
    DAVA ORGULHO DE VER PRINCIPALMENTE MEU TIO O FURIGÃO JOGANDO E EMEU FINADO VÕ JOÃO FURIGO LA NA ARQUIBANCADA GRITANDO COM ELE.
    SAUDADES,,,,,

    ResponderExcluir
  2. Por que o Severínia jogou o paulista de 90 e 91 com um distintivo diferente?

    ResponderExcluir